Turismo histórico e cultural nos campos do município de Almenara

casa sede da histórica Fazenda CurraisOnde o agreste natural tende a adocicar-se com história e poesias.

Aquele que do campo parte com destino à cidade, encontrará a magnífica e milenar elevação em granito, que originou o topônimo do atual distrito almenarense de Pedra Grande. Deste alto e lendário pontão em pedra, é possível avistar-se os longos caminhos à antiga Fortaleza de Minas, atual cidade de Pedra Azul. Se perseguidos a fio, dar-se-á com os grotões do sertão da Bahia e o semi-árido nordeste brasileiro. Fundado no último quartel do séc. XIX, este distrito banhado pelo rio São Francisquinho, durante início do seu desenvolvimento abateu-se por significativo atraso em face de um ataque por parte de grupo bandoleiro do interior baiano, que de assalto costumava tomar pequenos e indefesos lugarejos. Alguns dos seus pequenos prédios acumulam lembranças dos memoráveis tropeiros, dos antigos condutores de gado para longas distâncias e de viajantes cavaleiros que tinham esta localidade como tradicional pouso.

Prosseguindo no sentido da cidade de Almenara, o roteirista dá com a antiga e singular casa sede da histórica Fazenda Currais, ex-propriedade de precursores e de grandes pioneiros do município almenarense. Sacrificadamente construída nos tempos em que o cimento era raro e caro. Seus materiais de construção chegados em canoas pelo rio Jequitinhonha, foram

transportados por tropas de burros cargueiros.

Seu frontispício com uma fonte d’água enfeitada por pequenas margaridas e por flores comuns ao campo esboça indescritível ar. Suas estilizadas janelas ornadas por vidros coloridos que filtram os raios de luz matutinos, imprimem tons quase surrealistas aos seus silenciosos aposentos. Seu cômodo principal, mobiliado com elegantes peças típicas dos anos 50, tenta impor um determinado estilo que não sabemos qual, mas entendemos por situar-se o entre sério e o romântico. Em anexo a casa sede da Fazenda Currais, uma simpática capelinha que nos reserva a momentos reflexão e fé.

produzido pelo jornalista Dilton  Mascarenhas para o Portal Mix Almenara.

Turismo histórico e cultural nos campos do município de Almenara