Regulamento Campeonato Municipal de Futebol 2012

Futebol 2012REGULAMENTO GERAL

Art. 1º - O CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO terá inicio no dia 16 de junho (sábado)  com duração de mais ou menos 03 meses, com os jogos realizados no Estádio Municipal de Futebol Lisboão, com jogos nos Sábados (1º às 16 hs e 2º às 18 hs) e nas manhãs de domingo (1º às 08:00 hs e 2º às 10:00 hs).

 

Art. 2º - O CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO será regido por este regulamento e pela comissão organizadora e comissão disciplinar.

 

A –  Todos os casos omissos deste regulamento serão julgados e resolvidos pela comissão disciplinar, não dando direito aos clubes de recorrerem da sentença.

 

Art. 3º - O CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO será composto por categorias, a saber:

  • Adulto: Atletas nascidos no ano de 1996, ou antes, Máster (nascidos em 1974, ou antes),

A – Cada equipe poderá inscrever 22 (vinte e dois) atletas.

B – Será permitido a inscrição de até 04 (quatro) atletas de outros municípios para cada equipe.

C – Será considerado atleta de outro município, aquele que não reside e/ou não trabalha em Almenara

D – Será permitido ate 07 (sete) substituições para cada jogo.

E – Só será aceito inscrição ate o ultimo jogo da fase classificatória da equipe, caso a equipe ainda tenha espaço na Sumula de jogo.

F -  Em caso de coincidência nas cores do uniforme, a obrigação da troca do mesmo será da equipe mandante (a equipe que estiver em primeiro lugar na tabela).

 

Art. 4º - O atleta que assinar em mais de uma equipe em súmula será eliminado da competição e a equipe infratora perderá os pontos do jogo.

 

Art. 5º - Qualquer partida que for adiada em virtude de mau tempo ou por motivo de força maior, será remarcada em data, horário e local pela Coordenação Geral.

 

Art. 6º - Terão acesso para trabalhar durante o CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO, membros da Comissão Organizadora e Comissão de Árbitros.

 

Art. 7º -  Cada equipe da Campeonato  terá que pagar uma taxa de inscrição de acordo quadro abaixo;

Ano

categoria

Preço

1996/antes

Adulto (a partir de  16 anos)

R$ 200,00

1974/antes

Máster

R$ 200,00

 

Art. 08º - São atribuições da Comissão Organizadora:

  • Preparação do Campo de Jogo;
  • Confecção da Tabela e Súmula;
  • Providenciar a Premiação;
  • Resolução de casos omissos ao regulamento.

 

Art. 09º - As decisões da Comissão são supremas, desde que não contrarie o regulamento do Campeonato, não dando direito às equipes de recorrerem dela.

 

Art. 10º -  A arbitragem será escolhida pelo Diretor de Árbitros, sem interferência das equipes e Comissão Organizadora.

 

Art. 11º -     Um membro da Comissão estará atendo na quantidade de atletas inscritos na súmula, pois a ficha de inscrição servirá apenas para inscrição da equipe, sendo assim os atletas relacionados na mesma não estarão automaticamente inscritos para esta equipe, só quando forem relacionados na primeira súmula.

 

DA EQUIPE:

 

Art. 12º - Somente o responsável legal e representante credenciado do clube, terá direito a decisão de resolução durante as reuniões da Comissão.

 

Art. 13º -   Não será permitido a diretores, atletas, reservas e jogadores de outros clubes ultrapassarem os limites do campo de jogo, atrapalhando o andamento da partida, caso isso aconteça, o mesmo poderá receber cartão amarelo ou ate mesmo vermelho, valendo como expulsão do próximo jogo (isto da direito a árbitros da partida e da própria Comissão), assim também vale para atletas do mesmo jogo ou até mesmo atletas que estiver na torcida atribuindo ofensas ao arbitro do jogo.

 

Art. 14º - O atleta que estiver irregular com a Comissão causará à equipe a perca dos pontos em jogo, caso este participe do jogo.

 

Art. 15º - A equipe que retirar os seus jogadores de campo por qualquer motivo da partida, antes do termino da mesma, perderá os pontos e será automaticamente desclassificado do Torneio.

 

Art. 16º - O atleta que agredir o arbitro ou seus auxiliares, será automaticamente eliminado do Torneio e este ficará suspenso por 2 (dois) anos  de eventos realizados pela Secretaria Municipal de Esportes.

 

Art. 17º - Não será permitido à substituição de atletas em sumula, que já tenham atuado em jogo, que se ausentar da cidade mesmo sendo:

  1. Contusão, quebra de algum membro corporal e ate mesmo morte, a inscrição de um outro atleta após completar a lista das 22 inscrições. Só é permitida a inscrição de atleta se ainda estiver inscrições abertas na sumula da referida equipe.

 

Art. 18º - O uso da faixa de capitão é de suma importância, e cada equipe terá que apresentar a sua própria faixa.

 

Art. 19º - Não serão aceitos números nas camisas com esparadrapo.

 

 

Art. 20º -   O prazo estabelecido para a entrada de recursos junto a Comissão pela equipe do Campeonato que se sentir prejudicada por qualquer motivo, será de 72 hs, após o fato sempre por escrito e assinado pelo responsável legal e com o ônus da prova.

 

Art. 21º -   DA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS

  1. A Todo e qualquer atleta estará inscrito por qualquer equipe, a partir da inscrição da primeira sumula.
  2. O atleta que tenha jogador por uma equipe, e caso venha atuar por uma outra equipe no mesmo campeonato, será eliminado da competição, e a equipe em questão(a segunda equipe) caso seja vencedora, perderá os pontos do jogo.

 

SISTEMA DE DISPUTA CAMPEONATO

Art. 22º - O sistema de disputa do Campeonato Municipal de futebol será da seguinte forma:

ADULTO MASCULINO

a)        As equipes serão divididas em 2 Chaves de 6 equipes;

b)        Sendo os confrontos entre o próprio grupo,

c)        Classificando para as semifinais o 1º e 2º lugar de Cada Grupo,

d)        Sendo o Confronto nas Semifinais: 1º lugar de A X 2º lugar de B / 1º lugar de B X 2º lugar de A.

 

Art. 23º - Em caso de empate nos pontos ganhos entre duas ou mais equipes a classificação para as semifinais de desempate será através de:

 

a)       Saldo de gols,

b)       Gols feitos,

c)       Gols contra,

d)       Confronto direto

e)       Sorteio.

 

Art. 24º -    A equipe que não comparecer no campo de jogo perderá os pontos por Wx0, e será automaticamente eliminada da competição em disputa, permanecendo o resultado dos jogos anteriores para as outras equipes, e os resultados subseqüentes terá o ganho de 03 pontos para os adversários sem contagem de gols, sem a obrigação de comparecer em campo.

 

Art. 25º -  O atleta que acumular 2 (dois) cartões amarelo, terá suspensão automática da próxima partida da equipe. Os cartões amarelos serão anulados de uma fase para outra, o Cartão Vermelho será suspensão automática. OBS: O controle de cartões ficará sobre a total responsabilidade da Comissão Técnica.

 

 

Art. 26º - O atleta que for expulso (cartão vermelho) cumprira suspensão automática de uma partida e dependendo da gravidade da expulsão será julgado podendo sofrer outras punições.

 

Art. 27º - A comissão do CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO, fará o julgamento do atleta expulso por agressão e casos omissos que venham ocorrer, neste Campeonato.

 

DA PARTIDA

 

Art. 28º - Antes do jogo cada equipe deverá estar atenta as cores do seu uniforme do seu adversário para evitar transtornos de ultima hora e evitando atraso.

 

Art. 29º - Caso haja coincidência nas cores dos uniformes e o arbitro achar que poderá atrapalhá-lo, a equipe colocada a esquerda da tabela será obrigada a trocar de uniforme. (equipes escritas na coluna 01)

 

Art. 30º - O inicio da primeira partida estará marcado na tabela de jogo, com tolerância de 30 (trinta) minutos, apenas para a primeira partida do dia.

 

Art. 31º - As partidas terão duração de 90 minutos, com 02 tempos de 45 minutos, com intervalos de 15 minutos.

 

Art. 32º - Cada equipe terá que trazer uma bola em condições de jogo, para aquecer a sua equipe, pois a Comissão não irá liberar as bolas do Campeonato para aquecimento.

 

DA PREMIAÇÃO:

Art. 34º         Para a equipe Campeã Adulto Masculino, será conferido Troféu e Medalha e Premiação em dinheiro.

Para a equipe Vice-Campeã Adulto será conferido Troféu e Medalha e Premiação em dinheiro.

Para a equipe Campeã Máster, será conferido Troféu e Medalha e premiação em dinheiro

Para a equipe Vice-Campeã Máster, será conferido Troféu e Medalha e premiação em dinheiro.

 

Por fim ressalvas as disposições contrarias, o presente Regulamento entrara em vigor na data de sua aprovação após celado para não haverá mudança no Regulamento, aconteça o que vier acontecer, venham todos à assiná-lo :

Secretária Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo

Regulamento Campeonato Municipal de Futebol 2012