Animais

Tubarões raros são descobertos por estudante dos EUA em expedição

Paul Clerkin passou dois meses ao sul do oceano Índico fazendo estudo.
Oito novas espécies de tubarão podem ter sido achadas, dizem cientistas.Foto: Moss Landing Marine Laboratories/Divulgação

Muriqui-do-norte, primata criticamente ameaçado de extinção

Muriqui-do-norteO muriqui-do-norte, encontrado no município de Jequitinhonha, na Reserva Biológica Federal da Mata Escura é hoje uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas do planeta, basicamente em razão da destruição de seu habitat, a Mata Atlântica brasileira reduzida a apenas 7% de seu território original.

Cientistas descobrem novo roedor da Mata Atlântica

Foto/Reprodução - Globo Rural Online Com nome científico de Drymoreomys albimaculatus, o animal é encontrado somente nas montanhas da Serra do Mar de São Paulo e Santa Catarina.

Das quase 700 espécies de mamíferos existentes no Brasil, cerca de 245 (35%) são roedores, o que faz deste grupo o mais diverso dentre os mamíferos do país. Os roedores são também os mais diversos em número de gêneros. Dos 240 gêneros de mamíferos ocorrentes no Brasil, 73 são roedores. Este grupo tão diverso, que inclui esquilos, porquinhos-da-índia, ouriço-caixeiros, cutias, pacas e capivaras, deve aumentar.